Proatividade, flexibilidade com foco em resultado.

Publicado: abril 4, 2010 em Carreira, Dicas gerais
Tags:, , , ,

Em busca de assuntos para o post dessa semana, li artigos interessantíssimos sobre competências que devem ser desenvolvidas  e praticadas pelas empresas e seus profissionais que pretendem se destacar junto a seus clientes e mercado de trabalho. Segue um resumo:

Proatividade: O que é proatividade?

O conceito esta na moda na direção das empresas. Espera-se que os diretores e gerentes sejam proativos e também que as empresas construam seus futuros de forma proativa. Este conceito tem diversos sentidos, como outros tantos  termos que recentemente estão sendo introduzidos ao vocabulário do mundo empresarial e que não se encontram no dicionário.

Algumas definições de proatividade:

Steven Covey considera que a essência da pessoa proativa seja a capacidade de liderar sua própria vida. À margem do que passe a seu redor, a pessoa proativa decide como quer reagir diante desses estímulos e concentra seus esforços em seu círculo de influência, ou seja, se dedica àquelas coisas com relação as quais se pode fazer algo. Para Covey, a proatividade não significa somente tomar a iniciativa, mas assumir a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam; decidir em cada momento o que queremos fazer e como vamos fazer.

Ralf Schwarzer sustenta que o comportamento proativo seja a crença das pessoas em seu potencial para benefício próprio, de sua situação e de tudo ao seu redor. As pessoas que se orientam por esse comportamento antecipam ou detectam possíveis situações de stress e atuam para evitá-los. Segundo esta definição, a proatividade está diretamente relacionada à sensação de controle e auto-eficácia. As pessoas que se consideram eficazes, que pensam que podem controlar a situação e solucionar seus problemas, têm mais facilidade para empreender a ação.

Para Bateman e Crant, a proatividade supõe criar mudanças, não apenas antecipá-las. Segundo estes autores, ser proativo não consiste unicamente em ter flexibilidade e condição de adaptação com um futuro incerto, mas que é preciso tomar a iniciativa para melhorar um negócio.

Pesquisas mostraram que o comportamento proativo está diretamente relacionado ao sucesso profissional, tem conseqüências positivas tanto para os empregados quanto para as organizações.

Porém, foi constatado que o impacto positivo está relacionado àqueles empregados capazes de encontrar soluções para os problemas, já os que apenas desafiam o status, mas que não oferecem soluções, podem experimentar resultados negativos.

Pelo resultado de entrevistas realizadas com empreendedores e presidentes de diferentes empresas americanas, européias e asiáticas, foi constatado que as pessoas proativas se caracterizam pelo seguinte:

  1. Estão buscando continuamente novas oportunidades.
  2. Marcam objetivos efetivos orientados às mudanças.
  3. Antecipam e prevêem problemas ( mas, propõem soluções)
  4. Desenvolvem atividades diferentes ou atuam de forma diferente.
  5. Empreendem a ação e se aventuram apesar da incerteza.
  6. São perseverantes e esforçadas.
  7. Conseguem resultados perceptíveis, já que estão orientadas a resultados.

O Comportamento proativo, conforme todos os estudos é um fator determinante para competir e sobreviver em um ambiente tão competitivo como o atual. As empresas buscam profissionais flexíveis que se adaptem ao inesperado e que saibam questionar a incerteza.

Para obter sucesso no mercado de trabalho atual é preciso ser um agente ativo de mudanças, ter iniciativa, flexibilidade e saber enfrentar a incerteza. A pessoa proativa não espera que os demais tomem decisões por ela; atua com determinação, antecipando problemas, vai a campos operacionais e acredita constantemente em novas oportunidades.

Não se engane atribuindo a responsabilidade de nossos problemas unicamente a agentes externos ou a pressão do ambiente. Temos a responsabilidade de escolher nossas próprias respostas e direcionar as ações de forma inteligente e positiva.

Ser proativo não consiste unicamente em propor idéias ou fazer reestruturações para perceber a realidade de outra maneira, tem que estar focado a resultados. Ser proativo é também ser capaz de transformar idéias em ações para obter resultados.

Para essa semana e para sua carreira profissional a dica é: Seja proativo e flexível, focado a resultados e o sucesso será uma conseqüência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s