Aprendendo com os supereficazes.

Publicado: fevereiro 28, 2010 em Carreira, Comportamento, Comunicação
Tags:, , , ,

Esse final de semana li uma matéria muito bacana sobre a rotina de um dia na vida de 5 presidentes de grandes empresas. Dessa leitura tiro algumas lições que repasso aos amigos:

Todos os presidentes  citados na matéria incluem em sua rotina algumas horas de atividade física, por semana, como corrida ou academia para manter a saúde, agüentar o seu ritmo diário e ter pique para seus desafios e jornadas de trabalho.

Aprender na pratica. Os melhores gestores não nascem numa sala de MBA, por que não dá para ensinar gestão na escola. O MBA convencional faz um bom trabalho ao ensinar as funções de negócios, mas pouco para aprimorar a prática da gestão.

Contato.Todos eles tem em suas rotinas contatos verbais com diretores e colaboradores em geral andando pela empresa e pelos andares.

Todas as suas conversas com os colaboradores são rápidas e geralmente conclusivas.

Todos são extremamente objetivos em suas reuniões, controlam o tempo e são muito focados.

Todos tem suas agendas muito bem planejadas por suas secretárias e seguem a risca os horários.

Gestores monitoram o ambiente e sabem tudo o que se passa ao redor – se fizerem seu trabalho direito.

O desenvolvimento gerencial tem de ser uma questão de compromisso: com o trabalho, as pessoas e o propósito, mas também com a organização e as comunidades.

A liderança é conquistada e aprendida, nunca vem de bandeja.

Gestores passam uma boa parte do tempo ajudando a extrair de quem se reporta a eles um comportamento mais eficaz: motivando, apoiando, dando poder.  No papel de lideres, ajudam a liberar a energia que existe nas pessoas.

Gestores tem de afiar sua capacidade de refletir, precisam encontrar tempo para dar um passo atrás quando necessário. Reflexão sem ação pode ser passiva, mas ação sem reflexão pode ser imprudência. Grandes atletas vêem o jogo um pouco mais devagar que os outros jogadores e, então, são capazes de fazer uma jogada de ultimo segundo.

Executivos gastam em média 40% de seu tempo simplesmente se comunicando, mais precisamente, coletando e disseminando informação.

Para completar,  segue uma dica de um livro mencionado no artigo chamado Managing – Desvendando o dia a dia da gestão. De Henry Mintzberg, que será lançado neste mês no Brasil, pela editora Bookman. O Guru Henry Mintzberg  durante cinco anos, acompanhou presidentes de empresas, banqueiros, produtores de cinema, varejistas e funcionários públicos para ver de perto como trabalham e o que é possível aprender com rotinas tão diferentes.  Acredito que deve ser uma fantástica leitura e aprendizado.

Boa semana a todos !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s