Honestidade, ética e muita reflexão.

Publicado: outubro 28, 2009 em Comportamento
Tags:, ,

ScreenShot013

Essa semana  vou falar de um assunto bem polêmico, e deixar aqui algumas reflexões.

Honestidade e ética:  duas palavras que estão no dia a dia de qualquer ser humano, que deveria fazer parte da vida de todos,  porém colocá-la em pratica na sua totalidade e abrangência é a questão, será que todos cumprem e seguem a risca o que realmente isso significa? Será que somos 100% honestos e éticos em tudo que fazemos?

Não deixarei  teorias, nem significados dessas palavras, apenas situações bem interessantes, comuns ao nosso dia a dia,  para que  reflitam e se policiem em suas atitudes. O Resultado você encontrará na sua consciência apenas..

1-      Você paga por apenas um ponto de conexão da sua TV por assinatura, mas descobre como conectar rapidamente as outras TVs da casa. Você faz isso?

 

2-      Ao deixar o supermercado, você percebe que a caixa lhe deu troco a mais. Você vai embora ou volta e devolve o dinheiro?

 

3-      Você bebeu demais em uma festa e suspeita que está acima do limite legal para dirigir. Você volta dirigindo para casa?

 

4-      Você encontrou uma brecha para sonegar imposto de renda, escondendo parte do seu rendimento. Você faz isso?

 

5-      O estacionamento do shopping está lotado – exceto pelas vagas reservadas a deficientes físicos. Você estaciona o carro numa dessas vagas?

 

6-      Você precisa de envelopes e canetas em casa. Você os pega na empresa em que trabalha?

 

7-      Você encontra uma carteira na rua com R$ 100, sem endereço do dono. Você entrega a carteira numa delegacia?

 

8-      Você vê o marido/a mulher de sua melhor amiga/seu melhor amigo andando de mãos dadas com um estranho. Você se sente obrigado a contar ao seu amigo(a)?

 

9-      As toalhas do banheiro do hotel em que você está hospedado são muito bonitas e de boa qualidade. Você coloca uma delas na mala e a leva para casa?

 

10-   Está chovendo e você espera pelo ônibus numa longa fila. Quando o ônibus chega, você percebe que não há lugar para todos e você não vai conseguir entrar se não passar a frente das pessoas. Você fura a fila?

 

11-   Você está dirigindo, voltando para casa, às 9 horas da noite e a rua está quase vazia. Você excede o limite de velocidade em 20 km/h para chegar em casa mais rápido?

 

12-   Um amigo oferece a você, de graça, uma cópia ilegal de um caro software de computador. Você o aceita e o instala no seu computador?

 

13-   Você sem querer causou dano a uma máquina ou equipamento em seu setor de trabalho. Ninguém viu o fato e você tem certeza que o patrão despedirá por justa causa quem tenha dado o prejuízo. Você conta ao patrão e assume as conseqüências?

 

14-   Você está inscrito (a) num concurso público e alguém o (a) procura para vender o gabarito. Sua provável atitude será denunciar imediatamente as autoridades a fraude?

 

15-   Ao pegar o extrato de sua conta bancária, você percebe estar com um saldo muito alto, superior ao que deveria ser. Sua atitude mais provável será comunicar imediatamente ao Banco sobre o ocorrido?

 

16-   Você está jogando futebol ou qualquer outro esporte coletivo, e comete uma falta muito importante que poderá resultar em perda de pontos para o seu time. Você assume a falta imediatamente?

 

 E dessa forma encerro esse post, deixando aqui situações para um nobre começo, a reflexão..

Boa semana a todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s