Arregace as mangas e coloque as ideias em pratica.

Publicado: outubro 18, 2009 em Carreira

922920_77791045

Final de semana chuvoso, com muitos esportes para acompanhar na televisão; F1; Jogos do campeonato brasileiro, torcida total pro Rubinho e pro “parmera”. Final de semana típico pra ficar em casa, ligado na TV.

Quando o tempo deu uma trégua, resolvi dar uma lavada no carro, tomar um café e comprar umas revistas pra me atualizar. Foi onde li uma matéria bem bacana sobre carreira que vale fazer um resumo pra compartilhar.

A matéria vai de encontro também ao blog, diga-se de passagem, estava com muitas idéias, mas faltava organizá-las , sentar e escrever, colocar em prática…no post e no dia a dia.

Uma das qualidades mais valorizadas pelo mercado atualmente, de acordo com a matéria que eu li, é a habilidade de dar vida aos próprios projetos, tirando-os do papel e transformando-os em novos produtos ou serviços.

Quanto mais pessoas com espírito empreendedor a empresa tiver, sentindo-se donas do negócio, mais bem posicionada a empresa estará no futuro.

A busca por empreendedores corporativos acontece em função da necessidade de inovar e se diferenciar num mercado global cada vez mais competitivo.

De acordo com especialistas, três em cada cinco empresas, nos próximos cinco anos, terão seu core business alterado e justamente os profissionais com perfil empreendedor é que serão os responsáveis em iniciar a companhia em novos projetos e nichos de atuação dando tranqüilidade aos negócios.

No Google, empreender é uma condição para virar um funcionário, como diz o presidente da empresa no Brasil.

Como identificar esse perfil?

Pelo constante questionamento, personalidade inquieta, energia empenhada nos projetos, empreendendo por conta própria ao longo da carreira, seja liderando projetos dentro ou fora da empresa.

Cada vez mais as empresas têm direcionado seus executivos de Rh para identificar, já na contratação, profissionais hábeis em combinar idéias com a capacidade de execução, duas habilidades comuns aos empreendedores.

Outro ponto analisado pelas empresas, nas entrevistas de emprego ou no dia a dia, são as situações em que o profissional foi capaz de quebrar regras, quão crítico e questionador ele é, quanto de risco é capaz de correr e que impactos teve nos ambientes por onde passou.

As atitudes tomadas no dia a dia, em diferentes contextos, dão o tom e mostram se a pessoa tem ou não competência para empreender.

Se de um lado temos as empresas que buscam por empreendedores, de outro temos as que não sabem lidar com eles, pois eles incomodam, quebram regras, questionam, criticam modelos tradicionais, e muitas vezes, geram conflitos políticos.

Outro obstáculo para disseminação da cultura empreendedora é a insegurança e a falta de preparo da liderança, pois muitas empresas não sabem administrar o desconforto causado pela atitude do intra-empreendedor e a cena mais comum é ver o funcionário animado, explicando uma nova idéia ao chefe e esse disparando argumentos para engavetar a iniciativa. Para que isso não aconteça:

1-      Questione as premissas da sua proposta

2-      Muna-se de informação quantitativa que valide suas premissas e ajudem a decidir se a empresa entra ou não no projeto

3-      Tenha em mãos uma expectativa de retorno de investimento, ainda que você não seja um expert, vale consultar o amigo de marketing

Desenvolver e libertar seu potencial empreendedor significa olhar criticamente para os produtos, processos e regras. Empreender é estar sempre de olho nas oportunidades, ter idéias, conseguir planejar e executá-las, mesmo que inspirando, mobilizando e sensibilizando outros profissionais. A capacidade de fazer uma idéia ganhar vida, mesmo sem verba é uma das características mais valorizadas nos empreendedores.

Boa semana para todos, vamos empreender e mãos a obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s