Não exagere na competência, mantenha o equilíbrio.

Publicado: setembro 6, 2009 em Comportamento
Tags:, , ,

1093389_26813298

Valorize seus pontos fortes. Todos nós já ouvimos isso pelo menos uma vez na nossa vida.

Lendo algumas matérias e artigos a respeito, pude perceber  que até nesse aspecto temos que manter um equilíbrio, e não pecar pelo excesso. Como em  tudo na vida o excesso pode trazer resultados negativos e assim  o que era positivo se torna um fator negativo.

Esse modo de pensar e agir não estão errados, porém se você apóia demais em uma competência  corre o risco de pecar por excesso. E ai o que era qualidade poderá se tornar um defeito.

Em pesquisas realizadas por um consultor americano, publicadas na revista Harvard Business Review, com 1200 gerentes e diretores, foi constatado que 55% deles são acusados por pares e subordinados de exagerar na dose em pelo menos um comportamento.

As pessoas  tendem a se focar em determinado comportamento, algo que pode ter sido reconhecido como qualidade em alguma empresa ou favoreceu o profissional em uma determinada situação.

É possível detectar e corrigir os excessos, mas esse exercício exige atenção diária e leva tempo.

Como descobrir se você exagera na dose:

1-      Incentive o Feedback – Incentive os colegas  a lhe darem o feedback

2-      Questione-se – Quais as características que você gostaria de ter  como líder? Faça uma lista e veja se você esta as utilizando em excesso.

3-      Pratique diariamente até mudar o comportamento – Depois de diagnosticar o problema e tomar consciência da necessidade de mudança, é preciso exercer o novo comportamento.

4-      Busque o equilíbrio: Quanto maior a sua preferência por um estilo de liderança, maior a sua falta de afinidade com o seu oposto. Aprender outro comportamento é um exercício para se criar um novo repertório. Assim você terá dois repertórios e será hábil na escolha apropriada do melhor, diante de uma nova situação.   

Exageros mais comuns:

Politiqueiro:  Tem talento para o jogo corporativo. Excesso: Soa falso. Fala muito e entrega pouco. Como corrigir: Não se comprometa com tarefas que não é capaz de concluir.

Autoconfiante: A Confiança é um  componente do sucesso. Excesso: Leva o profissional a menosprezar ou ignorar opiniões divergentes, prejudicando o próprio trabalho. Como corrigir: Procure enxergar as qualidades de cada integrante da equipe e imaginar como eles podem colaborar com seu desenvolvimento.

Bicão: Ser comunicativo é bom Excesso: Você pode parecer intrometido e carreirista. Como corrigir: Comunicar-se bem é saber falar e saber principalmente, ouvir. Você precisa perceber como seu comportamento esta sendo assimilado pelas pessoas a sua volta.

Centralizador: Sabe que é competente, mas centraliza por que so confia em si mesmo na hora de decidir.  Como corrigir: Aprenda a delegar, é preciso praticar a confiança.

Proativo:  Ajudar e ser resoluto é fantástico, porém o excesso de iniciativa pode dar a impressão  de que esta passando por cima de um colega ou da equipe. Como corrigir: Observe o impacto das suas atitudes. Quando alguém disser “calma”ou “deixa comigo”, pode estar querendo dizer para você não ir além daquele ponto.

Condescendente: A compreensão é uma qualidade.  O exagero: ser bonzinho demais.  Como a centralização, a falta de direção também prejudica a equipe. Como corrigir: Sem virar um tirano, organize a equipe em torno do resultado. Se a pessoa pede pra sair mais cedo, deixe, mas pergunte quando ela poderá repor se for necessário.

Rígido: Organização, pensamento lógico e rotina são importantes para o gestor. Mas o excesso de rigidez prejudicará o desempenho quando ocorrer algo fora do script. Como corrigir: Procure entender que é impossível prever tudo. Quem é organizado já está bem preparado para os imprevistos,  basta aceitar que eles acontecem.

Como dito no começo do texto, todo  o excesso é prejudicial, vamos manter o equilíbrio, como deve ser feito em tudo na vida,  incentivar o feedback, se questionar sempre e colocar em pratica , o mais difícil.

Boa semana a todos e curtam o feriado com a família. Mas lembrem-se, sem excessos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s