Será o início de uma recuperaçao do mercado?

Publicado: maio 1, 2009 em Crise Mundial

182457_90464

Com o fechamento da ultima quinta feira  de abril com alta de  1,2% a bovespa acumula no mês de abril ótimos resultados, uma valorizaçao superior a 16%.

Os bancos voltam a dar crédito com taxas um pouco melhores, as empresas voltam a pegar emprestimos para investimentos e tomam folego para os próximos meses.

Os consumidores respondem ao governo com compras recordes de automóveis e eletroeletronicos.

Nos Estados Unidos alguns indices começam a subir,  alguns superiores a 10%, como o S&P 500.  Os preços dos imóveis voltaram a subir por dois meses seguidos, o que não ocorria ha dois anos.

Na China , as montadoras venderam  em março 10% mais carros que no mesmo mês do ano passado

Será que o pior já passou?  Seriam indícios de uma recuperação?

Especialistas dizem que há sim sinais promissores, sinais que podem ser considerados como uma  grande esperança, porém ainda requer cautela, isso significa que sairemos do crescimento negativo para algum nivel de crescimento no final de 2009.

Realmente o ano continuará dificil,  o Brasil enfrenta uma brusca desaceleração, com efeitos como o aumento do desemprego,  mas surgem sinais de que o consumo interno, elemento chave para estabilizaçao de paises emergentes, está se aquecendo. O crédito ao consumidor também voltou, quase ao nível de setembro, as exportaçoes também  dão motivos para esperança.

Precisamos acreditar, precisamos ter fé e trabalhar muito, e não será gripe suina nenhuma que afetará essa retomada, nem de perto, nem de longe,  afinal somos brasileiros e o brasileiro não desiste nunca…

Aproveito para parabenizar a todos os trabalhadores pelo dia de hoje..

Anúncios
comentários
  1. Djalma Junior disse:

    Parabéns pelo blog!
    Sobre o seu ultimo post acredito SIM no final da crise e principalmente no fortalecimento do Brasil.
    Como todo lado ruim tem sempre um lado bom creio que essa crise mundial serviu (ou vai servir para quem acredita que ainda vai piorar muito antes de melhorar) para mostrar ao MUNDO que o Brasil aprendeu a lição do passado e que definitivamente entrou no “clubinho dos grandes”.
    É verdade que crescemos meio tortos, ou seja, apenas a economia se fortaleceu deixando muito distante as outras áreas como saúde, segurança e principalmente educação.
    Tomara que com a exploração do pré-sal venha realmente à independência econômica definitiva e que com mais dinheiro os outros pilares fundamentais do crescimento (saúde, segurança e educação) cresçam no mesmo ritmo da economia, ai sim teremos aproveita a crise para mudar os rumos do Brail.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s